Saberes e Sabores marcam o 1° Café Literário Freiriano, realizado no último sábado(02/09), na UFRPE.

Data : 
06/09/2017
A necessária e atual pedagogia humanizadora de Paulo Freire foi expressão máxima do 1º Café Literário Freiriano, realizado no último dia 02 de setembro, no CEGOE, na Sede, culminância dos trabalhos desenvolvidos pelos do-discentes do Curso de 2ª Licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia. 

Com apresentação das obras de Freire, os do-discentes reavivaram ainda mais a relevância e a pertinência da epistemologia transformadora do “andarilho da utopia”, que destaca a valorização do conhecimento da realidade pelo homem para a transformação do mundo e de si mesmo. 


O encontro possibilitou, também, a socialização das ações dos cursistas do PARFOR, na UFRPE, que primam pela docência compartilhada, pela interdisciplinaridade e pela “ecologia de saberes” viabilizadas por projetos que envolvem ensino, pesquisa e extensão.  

Mediadas pela Professora Dra. Veridiana Alves (DEd/UFRPE), coordenadora do Curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia (PARFOR), as professoras Marília Guedes (UFPE) e Mônica Folena (UFRPE), ambas pertencentes à Cátedra Paulo Freire (UFPE), falaram sobre o legado de Paulo Freire para a formação docente.

A boa música da banda N2JEZ, sob a orientação do Professor Francisco Nayron (UFRPE), a poesia popular do Cordelista e Pedagogo Júnior Vieira (servidor da UFRPE) e a récita poética da Professora Isabella Marques (Marcha Mundial das Mulheres- PE) e do Pedagogo Antônio Maciel (servidor da UFRPE), fizeram parte da programação.

O 1° Café Literário  Freiriano foi prestigiado pela presença da Magnífica Reitora, Maria José de Sena, que falou sobre a importância do legado de Freire para a formação docente, ressaltando o papel das políticas públicas de formação de professores para a melhoria da educação básica, reconhecendo  o compromisso do PARFOR nesse âmbito,  da Gerente de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação, Shirley Malta, da Professora Juliana Diniz (Diretora da UAEADTec), da Professora Amália Rolim (Coordenadora Geral do PARFOR/UFRPE),  da Pedagoga e Coordenadora de Apoio Pedagógico da UFRPE,  Ana Carolina Sobral, que fez a leitura da carta da Professora Socorro Valois (Coordenadora Geral dos Cursos de Licenciatura da UFRPE), congratulando a equipe do PARFOR/UFRPE pela realização do 1º Café Literário Freiriano, de alunos, da comunidade acadêmica e de interessados.

Sorteio de livros e Coffee break finalizaram o evento, que deixará saudades nos corações de todos que participaram deste dia dedicado ao Pedagogo Paulo Freire.


Fonte:Joseane Santos, Professora colaboradora do PARFOR/UFRPE.