Diversidades Étnicas do Nordeste Brasileiro: Histórias, Culturas e Suas Tecnologias

card

O Curso

 

A criação deste curso busca, em primeiro plano, atender a uma demanda dos alunos egressos do curso de Licenciatura em História da  que têm solicitado oportunidades de formação continuada tanto para sua qualificação como docente recém formado e/ou recém ingresso no exercício profissional, como pelo desejo de seguir os estudos na pós-graduação visando os cursos de Mestrado stricto sensu.


Além disso, sua oferta situa-se no contexto das discussões atuais acerca da legislação antirracista sobre as leis 10.639 e 11.645, que completam 20 e 15 anos, respectivamente, de modo a desenvolver estudos de aprofundamento sobre a educação das relações étnico-raciaisno recorte regional ao qual se destina.


Alinha-se, portanto, às reflexões que entendem a Universidade como parte constituinte dos esforços antirracistas do saber-fazer pedagógico, porque entende que é a partir das instituições educacionais que se devem construir caminhos políticos, culturais, pedagógicos e epistemológicos para a construção de uma sociedade plenamente cidadã e democrática. Atenta-se ainda para a natureza de um curso semipresencial que conta com a expertise do trabalho desenvolvido pela UAEADTec na oferta de um ensino superior de qualidade, capaz de romper com as dificuldades geográficas, econômicas e sócio educacionais dos jovens e adultos em diferentes municípios do estado de Pernambuco, que acreditam na educação como uma das principais vias de crescimento pessoal e profissional.

 

Público-alvo

 

Profissionais egressos do ensino superior nas diferentes áreas das Ciências Humanas, da Educação e da Linguagem, Letras e Artes que estejam em exercício ou não da docência. O curso pretende oferecer formação continuada para o trabalho pedagógico sistemático e de aprofundamento sobre a educação das relações étnico-raciais; estimular o uso de diferentes linguagens e ferramentas tecnológicas na construção do saber histórico; promover o conhecimento sobre as histórias e culturas dos povos tradicionais; estimular a compreensão sobre os saberes tecnológicos ancestrais e a interface desses saberes como as novas tecnologias, elaborada pelas coletividades étnicas nas suas experiências históricas.

 

Metodologia do Curso 

 

O curso possui uma organização didático-pedagógica em módulos e disciplinas, conforme especificações abaixo:


Módulo I: 30 horas
Módulo II: 300 horas
Módulo III: 90 horas


Cada módulo apresenta objetivos didático-pedagógicos orientadores:


Módulo I: Realizar a ambientação no curso.


Módulo II: Aprofundar a abordagem dos temas desenvolvidos nas disciplinas com foco na interação entre a reflexão crítica pautada na historiografia e nas experiências socioculturais e históricas das comunidades em estudo, com o olhar voltado para as práticas pedagógicas e possibilidades criativas nos contextos escolares.


Módulo III: elaborar o projeto de pesquisa com apresentação da problemática, objetivos, fontes e metodologia de estudo, a partir das atividades de orientação para o desenvolvimento, conclusão e defesa do trabalho de conclusão de curso.

As disciplinas terão como espaço central para o desenvolvimento dos conteúdos e atividades o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), onde serão disponibilizados os materiais de estudo em diferentes linguagens e ferramentas com o intuito de ampliar e diversificar a leitura e a produção de conhecimento dos estudantes.


Assim, cada disciplina será composta por material de leitura no formato de livro, artigos e outros gêneros que contemplem a ementa e suas indicações bibliográficas, além de uma vídeo-aula de apresentação, um fórum de discussão assíncrono no AVA, recursos áudio visuais de aprofundamento temático, atividades textuais e/ou áudio visuais, como jogos, quiz, podcasts, documentários entre outros, definidos em plano de ensino da disciplina.


As aulas síncronas em plataforma digital, mediadas por dispositivo eletrônico, e os encontros presenciais a serem realizados nos polo de apoio UAB, serão momentos de encontros destinados à troca das aprendizagens desenvolvidas, ao trabalho de campo junto às comunidades, à produção e apresentação de atividades individuais e/ou coletivas, à realização de avaliações e demais atividades que por sua natureza exijam o contato presencial e/ou virtual entre estudantes e professores.

 

card