Equipe EAD

A Universidade Federal Rural de Pernambuco iniciou a oferta de cursos na modalidade a distância em 2005, através do Programa Pró-Licenciatura do Ministério da Educação. Em 2006, o MEC implantou, o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) tendo como prioridade a formação de profissionais para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realizou ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros.

Desde então, esta Instituição se destacou no cenário pernambucano e no âmbito Norte-Nordeste como uma das IPES pioneiras na oferta de cursos na modalidade a distância. Essa experiência resultou do engajamento dos seus profissionais comprometidos com o processo de ampliação das atividades educacionais, visando à difusão de cursos de nível superior para atender a uma demanda de formação profissional, há muito tempo reprimida em vários municípios.

Preocupada com a formação continuada de professores, realizou oferta de curso do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, no nível de Extensão. Em 2007, o referido programa foi ampliado para o nível de Aperfeiçoamento e no ano de 2009 iniciou o programa no nível de especialização. De 2006 a 2008, 2.500 vagas foram oferecidas e em 2009, 4.000 novas vagas foram ofertadas. Também foi oferecido, em 2009, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática a distância que atendeu cerca de 500 profissionais nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Piauí.

Já o Curso de Educação Ambiental, também ofertado em 2009 visou à formação continuada de professores da educação básica, com carga horária de 180h distribuídas em módulos, com 40h presenciais aspirando formar professores e profissionais de educação capazes de compreender os temas da educação ambiental e introduzi-los transversalmente na prática pedagógica da escola.

Com o objetivo de contribuir na formação de cidadãos para o exercício de uma administração pública profissional, a UFRPE ainda no segundo semestre de 2010, ofertou cursos de Especialização em Gestão Pública e Gestão Pública Municipal.

Hoje, além dos 08 Cursos de Graduação como, Licenciatura em Artes Visuais com Ênfase em Digitais,  Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física, Licenciatura em História,  Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Administração Pública e Bacharelado em Sistemas de Informação, a Universidade conta 04 Especializações em Gestão Pública Municipal,  Artes e Tecnologia, Estudos da Linguagem e Formação Docente e Ensino de Ciências e Matemática, além de duas Pós-Graduações Stricto Sensu do Brasil : o PPGTEG e o PROGEL. O  PPGTEG – Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância é percussor no Nordeste com a temática de formação de recursos humanos para Educação a Distância e vem sendo ofertado desde 2011, na modalidade presencial, em nível de mestrado profissional através de parcerias com diversas instituições. O PROGEL- Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem por sua vez,  objetiva a formação de pessoal qualificado cientificamente para o exercício das atividades profissionais na docência, desenvolvidas através de trabalhos técnico-científicos voltados para temas de interesse público no nível de mestrado acadêmico.

As ações em educação a distância da UFRPE já estiveram presentes nos estados da Bahia, Ceará , Paraíba, Piauí e Tocantins. Atualmente, todos os cursos a distância desta Universidade estão distribuídos em diversos municípios de Pernambuco, através dos Polos de Apoio Presencial. Eles estão localizados nas cidades de Afrânio, Carpina, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Santa Filomena, Salgueiro, Surubim, Recife, Tabira e Triunfo.

A UFRPE está direcionando, a partir da demanda da sociedade, ações para suprir a necessidade de democratização do ensino e possibilitar o ingresso de um maior número de pessoas ao ensino superior. Para isto, tem investido no processo avaliativo de suas ações, visando buscar e manter a qualidade dos cursos oferecidos.