Polo UAB de Gravatá será palco da exposição “Viver Histórias, Respirando Artes”

No próximo sábado (03/12), o Polo da Universidade Aberta do Brasil do município de Gravatá receberá a Exposição: “Viver Histórias, Respirando Artes”. O evento foi fruto de dois Projetos de Extensão aprovados no BEXT 2020, executados durante todo o ano de 2022. Foram eles: "Escrevendo histórias, ‘respirando’ artes da cidade de Gravatá/PE: uma ação extensionistainterdisciplinar", realizado pelo curso de Licenciatura em História, e pelo projeto "Histórias Riscadas e Contadas pelos Artistas da Cidade de Gravatá/PE", proposto pelo curso de Licenciatura em Artes Visuais com Ênfase em Digitais, ambos da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O Projeto teve como objetivo divulgar a Arte do município, através das histórias riscadas e contadas por estes artistas a respeito do patrimônio material e imaterial da cidade. O mesmo iniciou em abril de 2022, e está sendo finalizado com esta exposição no polo UAB de Gravatá. Este propósito foi orquestrado pela Professora Pedagoga Renata Araújo da UAEADTec/UFRPE, pela Professora Marta Lima, Coordenadora do Curso de Licenciatura em História e pelo Professor Rafael Lira, Coordenador do Curso de Licenciatura em Artes Visuais com Ênfase em Digitais.

Durante a programação serão expostas obras dos artistas nativos: Adamek Patricio (Artes plásticas contemporânea), Carla Daniele (Desenho), Cícero Terra(Pintura), Cida Souza (Estilista), Cleuton Azevedo (Pintura), Dérsu Jr.(Ilustração e pintura digital realista), Edmilson Ferreira (Escultura, Pintura e Desenho), Edson Gomes(Fotografia), Edson Oliveira (Cinema), Fábio Silva(Ilustração), Giga das Mandalas(Artesanato), Jeison Nascimento (Pintura Contemporânea e Abstrata), Jesus Silva (Fotografia), JW Carneiro (Design), Lucas Silva (Fotografia Minimalista), Luís Carlos (Cinema), Luís Divino (Escultura, Artes Plásticas), Lula Gonzaga (Cinema de Animação), Mário de Santinha (Pintura), Mestre Ciel(Escultura e  Fotografia) , Nilza Bezerra (Modelagem em Tecido), Osmar Jorge (Escultura e Ilustração), Su Souza (Artesanato e Artes Cênicas) e Vânia Alves (Escultura em metais), além de relatos de suas histórias e de seus processos criativos. Também teremos a participação de grandes nomes da música e arte como o cantor Maurício Menezes, que estará realizando uma participação especial para abertura dos trabalhos no dia do evento, e em seguida teremos apresentação do Maracatu Sol Brilhante. Nesta mesma ocasião, o Professor e Artista Ricardo Vieira lançará dois livros de sua recente autoria: Eu não preciso de você - Poemas e Poesias e O que eu Aprendi com a Deprê.  O primeiro lançamento ocorreu no Museu Memorial de Gravatá, no último dia 04/11/22. Por fim, teremos ainda no âmbito cultural, a participação do querido Luís AlladinBamba artista e poeta que abrilhantará o evento com seus lindos poemas.

Ao final do dia, serão sorteadas para toda a Comunidade participante, obras doadas pelos seguintes artistas: Cícero Terra, Edmilson Ferreira, Giga das Mandalas, Jose Wendel, Lucas Silva, Luís Carlos de Farias, Luis divino, Edson Oliveira, Mestre Ciel, Suzana Souza, Osmar Jorge e Vania Alves.

Além disto, contaremos com a presença ilustre de toda a nossa Comunidade Gravataense, da Diretora da Rede de Ensino Municipal de Gravatá Sandra Morais, da Secretaria de Educação Iranice Batista de Lima e Maria da Paz dos Santos, Secretaria Adjunta de Educação.

Representando a UFRPE estará presente o Magnífico Reitor Marcelo Carneiro Leão, a Diretora Geral e Acadêmica Elidiane Amaro, os idealizadores do Projeto Renata Araújo, Marta Lima e Rafael Lira e os professores e servidores da casa Eduardo Santana, Felipe Brito, Juliana Wanderley, Karla Oliveira, Luana da Silva, Niedja Santos, Énery Melo, Lílian Débora Barros, Amália Rolim, Aliete Rosa e Ayalla Oliveira .

Uma das Coordenadoras da exposição, Professora Renata Araújo, define a importância do evento para o município: “A cidade de Gravatá tem uma legislação, segundo a Prefeitura que coloca a disciplina de Turismo para ser trabalhada nas escolas municipais, o que é um avanço para o debate sobre a Arte, Cultura e História como forma de conscientizar as crianças sobre os artistas que fazem parte do cenário cultural e artístico da cidade, trazendo à luz a importância do trabalho para a memória e história da cidade”.

Serviço

Evento: Exposição dos Artistas da Cidade de Gravatá: Viver História Respirando Artes
Data: 03/12/2022 (sábado),

Horário: 13h às 17:30.

Local: Polo UAB Gravatá - Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges. Av. Joaquim Didier, nº 153 - Centro.

Siga-nos no Instragram: @viverhistoriasrespirandoartes

Participaram do Projeto os seguintes Docentes, Discente e colaboradores:

Curso de Licenciatura em Artes Visuais com Ênfase em Digitais à Distância

Amália  Maria de Queiroz Rolim (casa)
Cláudio Alves Damasceno (Colaborador)
Felipe de Brito Lima (casa)
Karla Danielle Santos de Oliveira (Colaborador)
Juliana Wanderley Silva (Colaborador)
Luanna da Silva Rito (Colaborador)
Niedja Ferreira dos Santos Torres (Colaborador)
Rafael Pereira de Lira (CASA)
Renata Kelly de Souza Araújo (CASA)