Licenciatura em Letras – UAEADTec aprova 10 bolsas para Programa de Residência Pedagógica - CAPES/UFRPE

No dia 10 de outubro de 2022, foi divulgado o resultado final do Processo para Seleção de Residentes do Programa de Residência Pedagógica/UFRPE 2022- Edital Interno Nº 33/2022. O Curso de Licenciatura em Letras – UAEADTecfoi contemplado com 10 (dez) bolsas e 2(duas) vagas para voluntários/as para licenciandos/as aprovados/as no Programa de Residência Pedagógica - PRP.

O Curso de Licenciatura em Letras - EAD é pioneiro,configurando-se como primeiro curso da UAEADTec a participar do PRP/UFRPE - programa financiado pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) que visa a fomentar projetos institucionais de Residência Pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior,contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores/as da Educação Básica nos cursos de licenciatura.

A equipe do Núcleo de Letras - Língua Portuguesa – EAD do PRP/UFRPE realizou reunião de planejamento das atividades da Residência Pedagógica no último dia 20 de outubro, com participação de licenciandas de Letras EAD e docentes preceptoras das escolas parceiras.

A coordenação dos trabalhos é realizada pela docente orientadora, profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE/UAEADTec- PROGEL/PPGTEG), com participação de toda a equipe formada por docentes preceptoras das escolas parceiras (Jaísa Maria Lopes Feitoza Maciel - Escola Professor Arruda Marinho, e Etelvina Conceição de Maria Araújo Rodrigues - EREM Padre Nércio Rodrigues), residentes da Licenciatura em Letras- EAD (Lívia Carolina Nascimento Santana, Ana Julia Silva dos Santos, Raquel Figueredo de Souza Melo, Jacqueline Torres de Souza, Conceição Maria da Silva Soares, Rafaela Karolina Souza Marques, Laíse Manuelle Tenório de Vasconcelos, Lígia Eloana da Silva Santos, Josefa Rosineide dos Santos Feliciano, Laudivânia Alves da Silva, Ana Elizabeth Bonifácio de Moura, Daniela da Conceição Rodrigues).

A professora Ivanda Martins comenta: “O Programa de Residência Pedagógica é uma oportunidade ímpar para aprimorar a formação inicial docente e a formação continuada de professores/as da Educação Básica. Temos uma equipe formada por mulheres fortes e dedicadas, licenciandas da EAD e professoras das escolas parceiras. Iremos trabalhar, de forma colaborativa, para desenvolver planejamentos didático-pedagógicos e ações para dinamizar processos de ensino e aprendizagem no campo das práticas de linguagens, considerando o protagonismo de discentes da Educação Básica”.

O Coordenador de Letras – EAD, prof. Dr. Eduardo Barbuio, destacou a relevância do Programa de Residência Pedagógica para garantir a qualificação profissional na construção da identidade docente na área de Letras.

O Programa tem a duração de 18 meses e a Licenciatura em Letras – EAD já iniciou os trabalhos de planejamentos das ações do PRP.

​Notícia de divulgação do Resultado Final da Residência Pedagógica.

Informações sobre o Programa estão disponíveis na página da CAPES (https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacaobasica/programa-residencia-pedagogica)