UAEADTec e UAB-UFRPE parabenizam estudantes e profissionais de Pedagogia

No topo da imagem, está um retângulo branco com os logotipos da UFRPE e da UAEADTec. Logo abaixo, dentro de um retângulo azul, está escrito: “nossa homenagem a tods que revolucionaram nossa educação e sociedade com amor e muita pesquisa”. Abaixo, estão fotografias em preto e branco de várias pessoas, cada uma acompanhada pelo respectivo nome: Paulo, Emília, Maria, Rubem, Rudolf, Anísio. As imagens estão sobre manchas de coloridas. Abaixo das imagens, está escrito “20 de maio - dia do(a) pedagogo(a)”.

A Diretoria da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia e a Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAEADTec-UAB) da UFRPE parabenizam estudantes, docentes e profissionais da área da Pedagogia, em decorrência da data alusiva ao aniversário da profissão, 20 de maio.

Pedagogia é a ciência com prática educativa que acompanha o desenvolvimento da civilização humana e firma-se como modo de apreender ou de instituir o processo educativo, sendo identificada com o próprio modo intencional de realizar a educação. É responsável pelo processo de ensino-aprendizagem. Mediar esse processo é criar caminhos para o conhecimento, para formar cidadãos críticos, que possam refletir sobre a realidade, com a finalidade de transformá-los, em seu âmbito social, político e pessoal. (SAVIANI, 2008).

O curso de licenciatura em Pedagogia da Unidade Acadêmica é ofertado nos municípios de Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Triunfo, Salgueiro e Pesqueira e objetiva viabilizar a formação de profissionais que atuarão com ética e compromisso, compreendendo seu papel na formação de estudantes da educação básica, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria. Nesta perspectiva, o curso vislumbra valorizar o desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, além da importante contribuição na formação cidadã e no desenvolvimento do país.

Aecssem abaixo o link para o vídeo produzido pela docente do curso Ednara Calado, que faz alusão à data e à atuação dos profissionais.

VÍDEO EM HOMENAGEM AO DIA DO PEDAGOGO