SEAC da UAEADTec destaca a saúde emocional das pessoas PCDsna campanha do janeiro branco: mês de conscientização da saúde emocional

O início do ano é um período de grandes expectativas, com planos e propósitos que fazem parte dos projetos de vida. Os sentimentos de esperança e motivação se renovam e neles, devem estar nutridos o autoconhecimento e autocuidado. No primeiro mês do ano, no mundo, é estabelecida a Campanha de conscientização do Janeiro Branco, que tem a finalidade de alertar à sociedade sobre os cuidados com a saúde emocional.

Visando cuidar da saúde emocional é importantetambém implantar alguns critérios sobre o autocuidado, mas também o cuidado com o próximo. Nesta perspectiva, utilizar a empatia sempre é coerente, contudo, é fundamental não utilizar do capacitismo, que reflete num conjunto de atitudes preconceituosas que discriminam e subestimam a capacidade das pessoas com deficiências apenas pela sua aparência. Em algumas situações, não são atitudes intencionais, mas uma vez realizadas, podem causar prejuízio emocional por parte da pessoa que sofreu a descriminação.

Neste sentido, Goleman descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. Segundo o psicólogo, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de uma pessoa. Pautada nesta fundamentação, a Seção de Acessibilidade da UAEADTec-UFRPE, sugere algumas dicas:

Incorporar atividades físicas, esportes e lazer, eles contribuem para o bem-estar psíquico e são estratégias importantes para lidar com o estresse. Investir em bons hábitos alimentares, respeitar os padrões de sono, ter uma rotina de horário para deitar e levantar, evitar o uso de equipamentos eletrônicos pelo menos 1h antes de ir para a cama e realizar atividades relaxantes preparatórias para o sono. Identificar as emoções é fundamental para fazer mudanças em direção ao bem-estar, já que elas têm a função de comunicar sobre os gostos e necessidades individuais. Assim, ao reconhecer as emoções e o fluxo de pensamentos que as acompanham, é possível determinar de forma mais consciente o modo de agir e lidar com situações diversas. Dar atenção ao momento presente. Se precisar de ajuda de profissionais com a competência técnica é um ato de amor e coragem!

Se uma pessoa for afetada por alguns dos transtornos decorrentes da saúde emocionale tornar-se incapaz (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais, estará assegurada por Lei, sobre análise de critérios específicos e será beneficiada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No que diz respeito a saúde emocional de pessoas PCDs destaca-se a responsabilidade de toda comunidade acadêmica a essas pessoas. É importante reconhecer que as barreiras enfrentadas pelas PCDs vão além das físicas e cognitivas; muitas vezes, essas pessoas enfrentam estigmas, discriminação e falta de compreensão em relação às suas emoções e necessidades psicossociais. Portanto, é essencial que a comunidade acadêmica esteja plenamente comprometida em criar um ambiente de apoio, aceitação e respeito mútuo. Além de igualmente promover uma cultura de sensibilização e empatia. Sobre esse assunto, em vídeo a Coordenadora do SEAC, prof. Lilian Débora Barros, destaca algumas considerações importantes a toda comunidade acadêmica.Parte superior do formulário

A SEAC-UAEADTec-UFRPE abraça a campanha e encontra-se disponível para apoiar as demandas de estudantes, servidores e colaboradores da Unidade que precisem de estrutura e acessibilidade!