UAEADTec e UAB da UFRPE visitam Polos Educacionais que sediarão cursos na modalidade a distância

No dia 4 de abril, a diretora da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec), professora Elidiane Melo Amaro, e o coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professor José Temístocles Ferreira Júnior, realizaram visita técnica em dois municípios pernambucanos, Garanhuns e Lajedo.

Entre os objetivos estão os de promover suporte às equipes de: coordenação, assistentes, tutores e secretários de polos; conhecer os equipamentos acadêmicos, a partir de uma visita técnica, evidenciando se a estrutura está adequada para as aulas presenciais aos sábados; esclarecer a metodologia; os critérios constituídos sobre os cursos modalidade a Distância da UFRPE; além de estabelecer uma parceria interinstitucional com as cidades que sediarão os cursos; visando como resultado final, priorizar o melhor modelo de satisfação do(a) discente, que compreende: processo de matrícula, aula inaugural,  trajetória acadêmica até à conclusão do curso. Os períodos de ingresso serão  2024.2 e 2026.1. Os cursos EaD, são semipresenciais, ou seja,  possuem aulas aos sábados e oferecem atendimento presencial.

Durante a manhã, a visita foi realizada na Escola Padre Agobar Valença, em Garanhuns, que possui estrutura adequada, composta por salas para estudantes, tutores, secretário(a) e coordenação de polo, além de Biblioteca, acessibilidade e Laboratório com equipamentos e conexão de internet,  que atendem aos critérios estabelecidos pelo Manual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As graduações ofertadas neste polo são: Artes Visuais; Física; História; Letras; Pedagogia e Sistema de Informação. Já as Especializações serão  Ensino de Ciências e Matemática; História, Cultura e suas Tecnologias; Estudo da Linguagem e Formação de Docentes; Gestão Pública da Saúde e Tomada de Decisão Baseada em Evidências no Setor Público.

No turno da tarde, os gestores foram recebidos pelo secretário municipal de Educação, George Sobral de Melo, seguida de uma visita técnica na Escola municipal Padre Antônio Barbosa, onde o curso de Pedagogia será sediado. O complexo acadêmico também está regularizado, com estrutura adequada,  além da oferta de transporte escolar para estudantes e profissionais se deslocarem à escola aos sábados.

Os cursos da UFRPE, modalidade EaD são promovidos por diversas equipes com alto nível de competência técnica, nesta perspectiva,  a finalidade é a de promover  a construção do conhecimento consolidada  e consequentemente, a  excelência na formação cidadã.

Garanhuns

Lajedo