Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM)

 

card

 

O Curso


O Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio – GEPEM é uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior – CAPES, com foco no fortalecimento das capacidades institucionais dos sistemas de ensino para a implementação da Política Nacional de Ensino Médio - PNAEM e ofertada no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil. A IPES líder parceira será responsável pela produção do material, formação das equipes e construção do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle, em conformidade com o projeto pedagógico elaborado pela equipe da Coordenação Geral de Ensino Médio COGEM/DPDI/SEB, e disponibilização do mesmo para as IPES executoras, sendo uma ação inédita e potencialmente relevante para a comunidade educacional, uma vez que será voltado para a qualificação dos profissionais responsáveis pela liderança educativa das escolas públicas de Ensino Médio.

 

Público-alvo

 

Preferencialmente Diretores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que tenham concluído curso de graduação e atuem em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio do país. Havendo vagas, e em consonância com as necessidades dos respectivos sistemas de ensino e instituições formadoras, outros segmentos poderão ser atendidos na oferta deste curso.
 

Metodologia do Curso

 

O curso terá uma carga horária de 360 horas que estarão distribuídas entre os 13 componentes curriculares, distribuídos em 2 módulos, perfazendo A carga horária total indicada no Módulo de Aprofundamento (150h) e no Total Geral do Curso (415h) refere-se à soma de todos os componentes curriculares disponíveis para escolha. No entanto, cada estudante, ao selecionar as oficinas, cursará 105h no Módulo de Aprofundamento, totalizando 360h no cálculo final da carga horária, para fins de integralização do curso.

O currículo do curso é organizado em 3 módulos interconectados a partir dos seguintes componentes curriculares:

a) disciplinas e oficinas de formação geral básica;

b) oficinas de aprofundamento e diversificação da aprendizagem;

c) orientação, pesquisa e escrita de memorial de formação e plano de ação em gestão escolar, com as seguintes características:


a) disciplinas e oficinas de formação geral básica: oferecem caminhos teóricos e práticos para a compreensão das políticas de Ensino Médio no Brasil, tanto sob a perspectiva dos gestores escolares, quanto por meio do diálogo com as demandas advindas da coordenação pedagógica.

São compostas de palestras gravadas, debates e outras atividades colaborativas, atividades autoinstrucionais e estudos dirigidos;


b) oficinas de aprofundamento e diversificação da aprendizagem: proporcionam um catálogo de experiências formativas, sob a forma de dois percursos particularizando a direção e a coordenação em seu papel e complexidades;


c) memorial de formação: síntese reflexiva, de caráter individual, das principais experiências formativas vivenciadas pelos cursistas no âmbito de seu processo formativo junto a este curso e vida profissional pregressa;


d) plano de ação em gestão escolar: documento propositivo, desenvolvido em pequenos grupos, com uma elaboração político-pedagógica dirigida à implementação da Política Nacional de Ensino Médio - PNAEM no âmbito dos territórios educativos. 


Partindo de orientações didático-metodológicas e teóricas e pautados em materiais didáticos e instrucionais e situações de aula que se organizam dentro de uma plataforma AVA-Moodle, os componentes curriculares se dividem em unidades temáticas compostas por atividades autoinstrucionais e momentos interativos. As disciplinas do Módulo Básico entretecem leituras e problematizações com produções visando os trabalhos de conclusão e utilizam atividades de estudo dirigido, realizadas em turmas reduzidas de até 30 cursistas, possibilitando um diálogo mais próximo e o uso de metodologias participativas. Tendo início em concomitância ao primeiro modulo e orientando a escolha das oficinas que compõem o terceiro módulo, a pesquisa e elaboração do TCC/Plano de Gestão ocorrerá também em pequenos grupos, privilegiando os debates sobre local e reunindo equipes, com acompanhamento contínuo ao longo do processo. Tanto a orientação de TCC/Plano de Gestão quanto as oficinas de escrita de si que produzirão os Memoriais se organizam num continuum com o curso, conjugando também momentos assíncronos e síncronos, virtualmente.

 

O que você vai aprender?

 

  • Durante a Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio, você irá:
  • Compreender o papel estratégico da gestão escolar no fortalecimento da qualidade da educação pública;
  • Aprofundar conhecimentos em políticas públicas educacionais, legislação e financiamento da educação;
  • Desenvolver competências em liderança pedagógica, mediação de conflitos e gestão democrática;
  • Aprender técnicas de planejamento, monitoramento e avaliação de projetos e práticas escolares;
  • Estudar ferramentas de gestão administrativa, financeira e de pessoas, com foco na realidade das escolas públicas de ensino médio;
  • Analisar indicadores educacionais e propor estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho escolar

 

Este curso é ideal para mim porque:

 

Tenho compromisso com a melhoria da educação pública e desejo contribuir ativamente para a transformação da escola onde atuo;

Busco fortalecer minha formação como gestor escolar, alinhando práticas pedagógicas e administrativas com as necessidades reais da comunidade escolar;

Vejo a gestão como um meio de promover equidade, inclusão e inovação no ambiente educacional;

Quero estar preparado para enfrentar os desafios específicos do Ensino Médio, fase crucial na formação dos jovens;

A proposta da especialização dialoga com minha trajetória profissional e com meu propósito de impactar positivamente a educação pública.

 

Contato: 81 33206103

Coordenação da Especialização: em breve

 

Livros do Curso:

LINK DA MINHA BIBLIOTECA PARA ACESSO AOS LIVROS DO CURSO

 

card

 

Polos

Carpina Garanhuns
Gravatá Jaboatão
Limoeiro Palmares
Pesqueira Petrolina
Recife Salgueiro
Santa Cruz Triunfo