Licenciatura em História

     

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O curso de Licenciatura em História, na modalidade a distância, foi implantando no município de Carpina (PE) em 2010. Em 2011, duas novas ofertas foram realizadas, sendo a do primeiro semestre nas cidades Gravatá (PE), Pesqueira (PE) e Afrânio (PE) e do segundo em Carpina (PE) e Piritiba (BA). A motivação para a implantação do curso na modalidade a distância foi a de ampliar as possibilidades da formação de professores e professoras de Histórias nos diferentes lugares da nossa região.

Em um Estado com grande dimensão geográfica e muitas desigualdades sociais e educacionais, o acesso ao saber deve ser promovido fazendo-se uso de todos os meios possíveis. Inquestionavelmente, a educação a distância é capaz de incluir no sistema educacional pessoas que se encontram em espaços mais afastados dos grandes centros ou que por diferentes motivos não conseguiram/conseguem se inserir na dinâmica dos cursos presenciais, favorecendo assim a democratização de uma educação pública de qualidade.

Nosso curso de Licenciatura em História proporciona a formação de professores/pesquisadores responsáveis pela produção do conhecimento histórico que acontece em diferentes espaços de ensino e aprendizagem.

O campo de atuação do profissional de História tem se ampliado e está cada vez conectado às demandas sociais, políticas, econômicas e tecnológicas da sociedade, podendo atuar em instituições de ensino, fundações de pesquisa, museus, arquivos, espaços culturais, ONGs, com destaque para modalidade a distância, tendo em vista as experiências vivenciadas ao longo do curso.

 

 

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Licenciatura em História da UFRPE, na modalidade a distância, alinhado aos princípios da educação para cidadania, da igualdade, alteridade e tolerância, preservação da memória e do patrimônio histórico, objetiva formar licenciados em História para o exercício do magistério na Educação Básica e Profissionalizante, em sintonia com as demandas da sociedade da informação, bem como realizar atividades relacionadas às mudanças recentes no mundo do trabalho do Professor-Historiador, cujo campo de atuação tem se ampliado para vários âmbitos, inclusive, para atuar no ensino a distância, considerando as atuais promoções da educação para todos, em todos os lugares e momentos, de acordo com as condições de cada um.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propiciar uma formação técnico-científica e profissional, competente e coerente com a construção de uma sociedade mais inclusiva e mais humana, a partir do conhecimento histórico;
  • Mediar o conhecimento histórico, procurando abordar temas e questões das sociedades do tempo presente, a partir do estudo do passado e sua própria relação com os projetos e perspectivas futuras;
  • Estimular a interdisciplinaridade, de modo a possibilitar que os alunos estabeleçam relação entre os conhecimentos produzidos na História com os de áreas afins;
  • Promover a relação ensino, pesquisa e extensão, orientando o aluno para atividades de ensino, de pesquisa e de extensão que lhe permita conhecer os conteúdos disciplinares e produzir novos conhecimentos e novas ações, sobretudo, aquelas relacionadas à promoção da história do município em que reside e/ou trabalha;
  • Estimular a formação de professores com competências e habilidades para a elaboração de textos específicos e organização do trabalho pedagógico, levando em conta as condições sociais, econômicas e culturais de seus futuros alunos;
  • Propiciar aos estudantes a reflexão sobre as questões inerentes ao processo de ensino-aprendizagem na educação escolar, através do estudo acerca das teorias e abordagens pedagógicas;
  • Estimular o licenciado a utilizar diferentes linguagens (libras, escrita, imagética, audiovisual e oral) como suporte didático para trabalhar e produzir o conhecimento histórico;
  • Incentivar os licenciados à utilização de recursos tecnológicos na escola, através da reflexão acerca dos contextos dos atuais aprendizes, e considerando as competências para o uso de metodologias da Educação a Distância;
  • Propiciar aos alunos as condições necessárias para sua formação continuada em estudos na pós-graduação.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HISTÓRIA

O licenciado em História, historicamente, atua em Instituições da educação básica, tendo em vista as especificidades da formação de professores, podendo dar continuidade à sua formação, em programas lato sensu e/ou stricto sensu e tornar-se apto para atuar também na Educação Superior. Contudo, seu campo de atuação, se ampliou bastante ao longo dos séculos XX-XXI, dessa forma, o licenciado em História também pode atuar em Instituições de pesquisa histórica, patrimonial e museal, bem como em meios de comunicação e divulgação do conhecimento histórico, tais como bibliotecas e arquivos. Sua ação também é requerida para consultorias, no setor empresarial (indústria, comércio e serviços) que necessitem do conhecimento histórico, visando aplicação de políticas mercadológicas interligadas às políticas e ações estratégicas de inclusão e da diversidade cultural. Ademais, o egresso também poderá atuar no desenvolvimento de recursos didáticos diversos, inclusive, voltados para a Educação a Distância.

 

PERFIL DO EGRESSO

O curso de Licenciatura em História, modalidade a distância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco oportuniza a formação de um profissional capaz de refletir, desenvolver e aplicar competências e habilidades alinhavadas aos desafios contemporâneos do ensino da história e atuação profissional congênere. Compreende-se, portanto, que o egresso do Curso deve estar apto a:
 

• Exercer com proficiência a docência no Ensino Básico;

• Coordenar projetos e pesquisas educacionais, dentro ou fora do sistema educacional;

• Participar da gestão escolar;

• Dominar os conteúdos científicos, pedagógicos e técnicos de maneira a promover a interação necessária para um ensino-aprendizagem eficaz;

• Interagir com a Cultura Digital e suas tecnologias na Educação e áreas afins;
 

• Desenvolver e inserir conceitos e tecnologias digitais no planejamento e currículo escolar e/ou projetos análogos;
 

• Implementar as tecnologias e aparatos digitais na prática pedagógica e atividades diversas no âmbito de sua atuação;

• Atuar no ensino, pesquisa, extensão, consultoria e profissões afins inerentes à educação e cultura digital no campo da história.

• Atuar na educação a distância, em qualquer nível e modalidade de ensino.
 

DOCUMENTOS GERAIS DE ÂMBITO DA INSTITUIÇÃO

• REGIMENTO GERAL - RG
• PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI 2013-2020
 

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO

• PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – PPC

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é um importante documento norteador da organização e funcionamento curricular; das práticas e ações pedagógicas a serem adotadas pelo corpo docente do Curso de Licenciatura em História da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O conjunto de informações aqui apresentadas foi gestado a partir de múltiplas propostas e intenso debate, sendo, portanto, o resultado da interação e discussão sistemática de um grupo heterogêneo de profissionais da educação vinculados ao curso. Tais atores, que compõem o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o corpo docente do curso, debruçaram-se sobre os temas de que trata o PPC em questão, apresentaram e revisaram propostas através de debates e reflexões que visaram aprimorar os pontos que dão corpo ao presente documento.

RESOLUÇÃO Nº 220/2016 (Diretrizes de elaboração dos PPC dos cursos)

PPC – 2014

PPC – 2019 

• MATRIZ CURRICULAR DO CURSO

A Matriz Curricular de um curso expressa sua organização didática e deve ser coerente com os objetivos e com o perfil profissional do egresso. Constam nela todos os componentes curriculares previstos nos pareceres e nas resoluções específicas que tratam sobre as diretrizes curriculares do curso. 

Os componentes curriculares ofertados são distribuídos considerando a seguinte tipologia: obrigatórios e optativos (atendendo a carga horária mínima estipulada e dentre o rol de disciplinas ofertadas, o aluno escolhe cursar aquelas de seu interesse).

MATRIZ CURRICULAR – 2014

MATRIZ CURRICULAR – 2019 

ESTÁGIOS
 
É o ato educativo que tem como objetivo introduzir o estudante no mundo do trabalho e propiciar articulações entre a teoria e a prática. 

O que é o Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO?

É aquele previsto pelo projeto do curso, por meio de disciplina, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. 

O que é o Estágio Curricular Não Obrigatório?

É uma atividade complementar à formação acadêmica-profissional do estudante, sendo sua realização optativa. 

Coordenação Geral de Estágios da UAEDTec
Coordenadora Geral: ÉneryGislayne de Sousa Melo
Telefone: (81) 3320.5466 E-mail: cge.ead@ufrpe.br

RESOLUÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO nº 678/2008
MANUAL DE ESTÁGIO – ORIENTAÇÕES 2019
CARTILHA SOBRE A LEI DO ESTÁGIO
TUTORIAL SOBRE TERMO DE COMPROMISSO E INFORMAÇÕES GERAIS

ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS (AACC)

As Atividades Complementares possibilitam a ampliação da formação dos alunos através de uma atuação diversificada em termos de atividades e contextos de realização. Para que tais atividades sejam devidamente reconhecidas, foram criadas algumas ferramentas de controle e avaliação pela universidade. A Resolução 362/2011 CEPE/UFRPE estabelece os critérios para a quantificação e o registro das Atividades Complementares, nos cursos de graduação da universidade. 

Dentre os critérios estabelecidos na supracitada Resolução, indica-se que as Atividades Complementares:
    • Devem ser relevantes para que o estudante adquira saberes e habilidades para sua formação profissional (Artigo 1º);
    • Devem ser desenvolvidas no decorrer do Curso enquanto o aluno estiver vinculado (Artigo 2º) e que a unidade de registro para atividades complementares é de 15 horas (Artigo 3º);
    • São obrigatórias para todos os alunos e devem ser realizadas no âmbito do Ensino, Pesquisa ou Extensão (Artigo 4º);
    • Não excedam o total de 120 horas por atividade desenvolvida, pois este é o limite de horas computado para uma única atividade (Artigo 5º). 
    • Que não façam parte diretamente das categorias de Ensino, Pesquisa e Extensão precisam ser aprovadas pelo CCD do Curso de graduação (Artigo 6º)

RESOLUÇÃO nº 362/2011 CEPE/UFRPE

• TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
 
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História tem por objetivo ampliar e sistematizar os conhecimentos teóricos e empíricos construídos ao longo da formação, estimulando a investigação e a reflexão científica presentes no projeto pedagógico em vigência e articuladas às problemáticas da área do Ensino e Pesquisa de História. Trata-se de uma produção individual e obrigatória para todos (as) os (as) estudantes, sendo um requisito parcial para aprovação na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)” e para a obtenção do grau de licenciado (a) em História.

REGULAMENTO TCC - MONOGRAFIA 2014
RESOLUÇÃO – DEPÓSITO LEGAL DE MONOGRAFIA – TCC nº 281/2017
 

ENSINO – PESQUISA – EXTENSÃO

O curso de Licenciatura em História busca desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma articulada e interdisciplinar, através de ações presenciais e virtuais.

A UFRPE conta com uma série de ações e programas que visam dar suporte à pesquisa e extensão. No âmbito da pesquisa, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFRPE). Na extensão, a universidade possui os editais para concessão de bolsas de extensão da UFRPE (BEXT) e o Programa de atividades de Vivencia interdisciplinar (PAVI). 

A Unidade Acadêmica de Educação a Distância tem promovido eventos como, por exemplo, a Semana de Integração e o Congresso de Educação a Distância e Tecnologia (CEADTec), sendo este último realizado dentro da programação da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (XVIII JEPEX), evento promovido pela UFRPE tanto na Sede quanto nas demais unidades acadêmicas que compõe a instituição. Ressalta-se que, em 2018, visando facilitar a participação dos alunos, com dificuldades de deslocamento, permitiu-se a apresentação de trabalhos também através de vídeo. 

No âmbito do curso, tem sido desenvolvidos minicursos, oficinas, eventos e projetos que envolvem o corpo discente, bem como a comunidade do entorno do polo e/ou da Sede. Busca-se, entre outros aspectos, possibilitar que os discentes vivenciem atividades que, comumente, não estão contempladas nas disciplinas.


• AÇÕES DE ENSINO

- Aula Campo

- Monitoria
        ◦ RESOLUÇÃO nº 262/2001

• AÇÕES DE PESQUISA

- Projeto PIBIC/PIC

        ◦ Projeto 2019/2020 - Livros didáticos de História e recursos multimídias: quando o diálogo entre textos, imagens e sons amplia o interesse dos adolescentes para a aprendizagem histórica.


• AÇÕES DE EXTENSÃO